Sempre ouvi dizer que "O caminho faz-se caminhando", sempre me soava a algo óbvio mas também de certa forma vago, consoante o contexto onde se aplicava a frase, claro.





Ora vejamos, se eu estou neste momento na minha sala e quero ir petiscar algo à cozinha (algo saudável claro haha), vou ter que caminhar até lá (ou engatar alguém que esteja em casa e que vá buscar por mim)!

Por outro lado, se eu estou insatisfeita com alguma área da minha vida, vou ter de caminhar também numa outra direcção à que tenho neste momento, de modo a chegar onde quero.


E todo este caminho que temos que fazer em direcção ao que queremos, começa desde cedo, desde que começamos a andar.

Só que com o tempo vamos construindo a nossa personalidade, vão nascendo as nossas crenças, os nossos medos e de repente, chegamos a um momento em que quando damos por nós, estamos parados no mesmo sitio e nem demos por isso.

Estamos presos, bloqueados, como se não tivéssemos força para continuar o caminho.

Começamos a pensar que algo pode correr mal, a pensar no que os outros vão dizer, a pensar se será a melhor decisão, a pensar em todos os caminhos que ainda nos restam caminhar, a pensar para onde queremos ir afinal, a pensar....mas sempre ficando no mesmo sitio!

Talvez por sentirmos que o caminho que queremos fazer está ainda muito longe de terminar, afinal queremos quase sempre ser rápidos e certeiros...Mas com esta história toda, estamos e continuamos ali no mesmo sitio.


Tu apenas sabes o que já tiveste ou não no passado. Fora isso, a única coisa que tens neste preciso momento é ele - o momento, o agora! Não sabes o que acontecerá ainda no resto deste dia, quanto mais daqui a meses ou anos.

Claro que podes sempre (e deves) pensar e visualizar com força, tudo o que faz sentido para ti NESTE MOMENTO, fazer parte do teu caminho. Mas nada é certo, nada é seguro.

Se em determinado mês já sabes que vais ser despedida, mas ainda faltam uns meses até chegar lá, porque não vives o dia de hoje? porque já estás a sofrer e viver nesse mês? porque te permites perder todos os meses que ainda faltam para chegar até esse momento? Tudo muda a cada segundo e tu és a peça fundamental para que tudo corra da melhor forma, cabe-te a ti te adaptares e reinventares o que queres muito que aconteça - AGORA.

O TEU caminho é somente TEU. Pode até haver pessoas que te queiram acompanhar e apoiar nesse TEU caminho. Mas ninguém jamais poderá andar por ti.


Independentemente de estares longe ou perto do teu objectivo, lembra-te que tudo começa com um primeiro passo, por mais pequeno que ele possa parecer, é nesses pequenos passos que tens de te focar para chegares ao destino.

Se tropeçares e caíres, levanta-te! Se vires que estás a enganar-te no caminho, vai por outro lado! Estás sempre a tempo de mudar, de caminhar mais, de chegares onde queres!

Toma essa decisão difícil, todos os caminhos podem ser errados se não souberes onde queres chegar. Mas também vais descobrir que estás no caminho certo, quando deixares de pensar no que já passou, no que está para trás.

Pensa mais em ti, pensa no TEU caminho!