O objectivo deste post é que no fim de o leres, consigas decidir o que queres fazer para a tua vida a nível profissional, independentemente da tua idade ou área.




Ao termos um emprego, por mais estabilidade que ele nos possa dar, nem sempre é o que nos faz feliz ou que nos faz sentir concretizados. 


Quantos de nós já tivemos sonhos na área profissional?
Querer sair do emprego onde se está, querer estudar e trabalhar noutra área totalmente diferente, querer ser empreendedor e construir o seu próprio negócio, entre muitos mais!


O que é certo, é que muitas das vezes esta dúvida aparece porque nos acontece algo que nos faz reflectir. Por exemplo:

  • Tivemos outra proposta de trabalho
  • Fomos a uma palestra e ficámos super inspirados sobre o tema
  • Os filhos ficaram doentes ou tiveram aquela festa que não podemos ir ver por estarmos a trabalhar
  • Houve discussões com os colegas ou chefes e mau ambiente constante
  • O dinheiro não é suficiente face às despesas
  • Não nos sentimos motivados ou realizados naquele sitio

...E a lista de motivos poderia não vir a ter fim!




No entanto, seja qual for o motivo que te fez chegar aqui, vou dar-te algumas dicas que te vão ajudar a tomar a decisão de que precisas:


Como te sentes?
Esta primeira pergunta é muito importante. Quando estás sob stress e com raiva, tendes a querer rapidamente mudar de vida. Já te sentiste com essa dúvida de querer "mudar de carreira" antes ou foi a primeira vez que te aconteceu e por uma situação pontual? Pergunta-te, queres demitir o teu chefe, a tua empresa ou a tua profissão? Compreendes a diferença? Por exemplo, podes estar fulo/a com o teu chefe, mas isso significará que queres demitir-te do trabalho que até adoras? Talvez e simplesmente poderás ter outro chefe ou estar noutra empresa, sem que para isso tenhas de abandonar a tua carreira.


Ganhar certezas
Não tentes ter a certeza do que não queres mais, procura ter a certeza sim do que tu queres. O nosso cérebro não percebe o poder de um "Não" (Já tinha inclusive falado disso neste video) e por isso deves focar-te naquilo que tu queres apenas, pensa pela positiva.


Ter clareza
Agora que já deves ter a certeza do que queres ser ou fazer no teu futuro, pega num papel, guardanapo, agenda, caderno, o que for! Escreve tudo o que consideras ser necessário fazer para conseguires fazer esta transição de forma segura. Também é essencial que não queiras que esta mudança aconteça para ontem. Dou um exemplo, muitas vezes acontece esta "pressa" nos processos de emagrecimento, as pessoas vivem anos com maus hábitos e inflamando o corpo, mas depois ao começarem uma dieta pretendem emagrecer o que precisam numa semana e isso não é nem possível nem saudável. Vamos lá passo a passo!


Define etapas
Para explicar esta dica vou usar novamente o exemplo dos meus clientes que querem perder peso, algumas pessoas querem por exemplo perder 20 kgs, na cabeça delas só existe o serem gordos ou magros e ao perderem 10 kgs, pensam que é pouco e que ainda são gordos. Isto é extremamente errado e desmotivador porque assim a pessoa só irá celebrar ao perder os 20 kgs que queria e o que acontece na maioria das vezes é que a meio do caminho desistem por continuarem a se acharem gordos e por não terem valorizado cada pequena conquista. Com a nossa carreira é igual, está errado pensares que existe apenas o teu emprego dos sonhos ou o teu emprego que detestas. Estabelece várias etapas, se estás no emprego que detestas, imagina que um dos teus objectivos para transitares de carreira é juntares determinado dinheiro em 5 ordenados. Comemora desde os primeiros euros que poupaste do teu 1º ordenado e não apenas no fim, no 5º ordenado.


Propósito indestrutível
Se o tiveres, isso irá ser essencial para continuares a seguir em frente, mesmo quando qualquer pessoa desistiria. O nosso maior inimigo somos nós mesmos, muitas pessoas deixam de lutar pelo que querem por sentirem medo, por terem receio do fracasso (Podes inclusive ler sobre o assunto neste post). Ao descobrires o teu propósito, ao teres clareza, consistência e determinação, nada poderá derrubar-te.




Sabes para onde vais?
Sabes porquê que vais para esse lugar que queres ir?
Sabes como chegar lá?


Se precisares de ajuda para esta decisão, eu poderei ajudar-te, sabe mais clicando aqui!