Talento não significa apenas termos um talento artístico, uma pessoa pode ter talento para lidar com pessoas, por exemplo. Há ainda quem fale também em ter um dom, será que isso nasce connosco?  


Será que não podemos fazer o que queremos? 

Claro que podemos, independentemente de acharmos ou não, que nascemos com algum dom ou talento especial para o fazermos!



Podemos considerar que um dom é uma capacidade inata, visto a palavra “dom” vir do latim e significar donus = dádiva, presente. Isto explica que algumas pessoas, mesmo ainda em crianças, já apresentem uma enorme capacidade em fazer certas tarefas de uma forma muito natural e com destreza.


Apesar do significado da palavra dom estar directamente relacionado a alguma característica com a qual já nascemos, só o conseguiremos descobrir se praticarmos e tentarmos nos conhecer melhor, senão do que adianta?


No entanto, todos nós podemos desenvolver os nossos talentos, pois são habilidades que conseguimos sempre aperfeiçoar. O que fazes com mais facilidade? Por exemplo, se tens jeito para cantar e passas o dia a faze-lo, foca-te nisso. Foca-te em aprenderes e praticares cada vez mais.

Deixo-te aqui algumas dicas para conseguires facilmente descobrir os talentos que tens:


  1. Estabelece um objectivo: Aprende uma coisa nova todas as semanas. Aproveita e explora novos hobbies, novos desportos, etc
  2. Pergunta às pessoas que te são próximas, se notam algum talento em ti, ás vezes é mais fácil que essa análise seja feita por pessoas ao nosso redor em vez de ser feita somente por nós
  3. Segue as tuas paixões, se existe um tema de que estás sempre a falar ou que te interessa aprenderes sempre mais sobre ele, tenta liga-lo a um talento

Já descobriste o teu talento? 
Então agora pensa nele como uma planta, começa por ser uma semente mas é necessário que se regue diariamente e que se remova eventuais ervas daninhas que possam surgir, para garantir o crescimento saudável da planta.




Para desenvolveres qualquer que seja o talento que queres, vais precisar de:
  • Auto-conhecimento
  • Ter paixão
  • Treinar muito
  • Ter disciplina
  • Ser perseverante
  • Ser comprometido

Cerca-te de pessoas talentosas, encontra o teu mestre e aprende tudo o que puderes.


O quanto ficarias feliz se fosses ou fizesses tudo aquilo que sempre quiseste ser ou fazer?
O quanto isso te faria feliz?

Só depende de ti!