Todos nós em algum momento da nossa vida, já nos sentimos frustrados certamente. Aquela sensação de incapacidade diante dos desejos que tínhamos e que acabam de uma forma que não prevíamos.



Planeámos alcançar algo, mas de repente identificamos um erro que torna o nosso plano impossível de acontecer como inicialmente desejávamos - a frustração, só ocorre quando criamos expectativas, e quanto maiores elas forem, pior.

A partir do momento em que colocamos toda a nossa força e empenho em algo que muito sonhamos e desejamos, a frustração pode ficar bastante presente e quanto maior for o desejo que temos, maior será a frustração final se algo der errado.

Será que quero dizer com isto, que não nos devemos empenhar em nada? que não devemos sonhar? Claro que não! Só se frustra quem muito amou, quem muito investiu, quem muito desejou...e isto é algo positivo. Só se nos permitirmos a pensar grande, é que conseguimos conquistar algo grandioso!




Aquele projecto profissional não correu como planeaste? Aquela relação amorosa acabou sem que previsses tal desfecho? Foca-te no lado positivo, na capacidade que tiveste para te entregar com tanta paixão a isso. Sim, isso mesmo que leste. Essa capacidade que poucas pessoas têm e que só quem a tem é que consegue ter o poder de vir a conquistar tudo o que quiser.

Quando investes tudo o que tens em algo que dá errado, a frustração vem acompanhada de uma série de sentimentos: a raiva, a desilusão, o medo, a angústia, o desânimo, a culpa, e tantos outros sentimentos negativos.

O lado perigoso da frustração acontece quando passamos a alimentar este tipo de sentimentos, quanto mais os alimentamos mais fortes eles se tornam e mais conseguirão controlar a nossa vida. Mas atenção, o perigo não está na frustração em si mas sim no tempo em que permites que todos estes sentimentos que te enfraquecem, permaneçam na tua vida.




Deixo-vos aqui algumas dicas, para lidarem melhor com qualquer frustração que estejas a sentir neste momento ou que venhas a sentir futuramente:

  1. Reconhece que erraste: Esquece aquela tendência que se tem de atribuir a responsabilidade aos outros, principalmente de erros que foram nossos. Ao reconhecerem o vosso erro tomam rédeas à situação levantam a cabeça e estão prontos para seguir em frente.
  2. Diz adeus à culpa: A culpa impede-nos de seguir em frente, se reparares a culpa tenta-nos sempre (mesmo que inconscientemente) levar ao passado com vários "se's..." à mistura, numa tentativa de tentar corrigir algo que foi "mal feito". Não faças isso, o passado já foi e agora só serve de aprendizagem.
  3. Aprende sempre: É na prática que mais se aprende, ao arriscarmos, ao errarmos. Por mais dolorosa que possa ser esta fase, é só desta forma que aprendemos o que não queremos mais na nossa vida e aquilo que não voltaremos a fazer.
  4. Recomeça :Quando aceitamos a realidade, a frustração desaparece. Podemos encontrar novos caminhos para sermos felizes. Cuida mais de ti e rodeia-te de pessoas que te apoiam.
  5. Cria um diário de conquistas: É importante que reconheças e que te orgulhes das tuas conquistas. Ao te sentires frustrado podes também estar com falta de auto-estima ou com dificuldades em compreender o sentido e o teu propósito de vida. Se precisares, pede ajuda a algum familiar ou amigo próximo para realizares este diário.

Acredita, ás vezes algo corre errado por naquele momento não estarmos preparados para isso. Já pensaste que os teus planos podem ter saído frustrados para te preparar para algo melhor?

Se precisares de ajuda para esta fase da tua vida, aproveita a oferta que tenho para ti, clicando aqui.