Sorri mais, agradece mais, não compliques mais o simples! Ser resiliente é isto - é ter um poder brutal e daquelas capacidades que sempre tentei manter ou até mesmo evoluir para um nível superior. E tu?

 Consideras-te uma pessoa resiliente? Gostavas de ser mais?


Já imaginaram conseguirem superar as dificuldades da vida e voltarem ao vosso estado anterior de equilíbrio? Terem a capacidade de transformarem experiências negativas em aprendizagem e em oportunidades de crescimento? Este poder maravilhoso existe, tem nome e é: Resiliência

Segundo a psicologia, ser resiliente é ser capaz de enfrentar a adversidade e sair fortalecido.

Eu considero que são pessoas com atitude, que se responsabilizam pelas coisas que acontecem com elas, que superam mais rapidamente o sofrimento, que encontram maior sentido para a vida, que compreendem os seus sentimentos, as suas forças, as suas limitações - no fundo os seus pontos fortes e fracos de modo a coloca-los em prática sempre que necessário!


Estas pessoas não são imunes ao sofrimento nem ás adversidades da vida, elas apenas entendem que é nas maiores tempestades, que se encontram as maiores oportunidades de evolução enquanto ser humano. 

A resiliência não é inata, é uma característica psicológica que pode ser adquirida por termos tido algum exemplo a seguir ou simplesmente porque enfrentámos os obstáculos que nos foram surgindo e ao irmos tentando e errando, tornarmo-nos nas pessoas fortes que hoje somos. 

Sermos resilientes, vai contribuir para sermos pessoas flexíveis e maduras diante da vida ou caso contrário, para sermos uma pessoa inábil e imatura diante os problemas que surgem.


Esta habilidade pode ser desenvolvida por todos nós, mas para isso é preciso prática - Gerir bem os nossos pensamentos e emoções é essencial!


Principais características das pessoas resilientes:
- Adaptam-se ás mudanças, são flexíveis e mente aberta
- Apoiam-se nas próprias forças, porque conhecem-se perfeitamente
- Aceitam, porque sabem que é necessário para avançar
- Sabem que ninguém é imune ao sofrimento, mas que podemos sempre aprender em situações adversas

O que fazer para ser uma pessoa resiliente:
- Querer MUITO evoluir
- Ter paciência, todas as mudanças levam o seu tempo
- Não fugir, enfrentar as situações e ter fé, acreditando que as vais superar
- Ser mais positivo e disciplinado
- Arriscar mais, pensar, planear mas também agir em direcção aos seus objectivos



“Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não para, para que você junte seus cacos. Aprende que o tempo não é algo que se possa voltar para trás. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende realmente que pode suportar… que realmente é forte, e que pode ir mais longe, depois de pensar que não pode mais. E que realmente a vida tem valor diante da vida !!! – ” William Shakespeare